INTERCOM 2007
IJ-JE.451-1


Intercom Júnior - Jornalismo e editoração - Trabalho individual

O HOMEM NA TPM: A REPRESENTAÇÃO DO CORPO MASCULINO NA MÍDIA IMPRESSA

Juliana Sayuri Ogassawara (UNESP)

Resumo

Trip para mulher estreou no mercado editorial em 2001, como uma aposta da Editora TRIP como contraponto aos magazines destinados ao público feminino editados no Brasil. Após examinar quinze edições publicadas no período de maio de 2001 a maio de 2005, apresentam-se os resultados parciais da pesquisa “A representação do corpo masculino na mídia impressa: O caso de Trip para mulher”. Abreviada como “Tpm”, esta revista é um produto midiático recente, contando cinco anos no mercado do País. Destaca-se em seu editorial a proposta de ser uma revista alternativa nesse segmento especializado e focaliza-se em suas páginas o ensaio fotográfico masculino designado “sensual”. A análise empírica desta revista se realizou a partir de agosto de 2006 até março deste ano e a análise de conteúdo constou como método de pesquisa.


Palavras-chave:  Mídia impressa, Representação social, Construção corporal, Trip para mulher, Corpo masculino
਍ഀ