Intercom Júnior - Teorias da comunicação - Trabalho Individual MÍDIA E ARQUÉTIPOS: UM ESTUDO DE CASO DO BIG BROTHER BRASIL Bruna Gomes da Silva (UPM)
ResumoEste trabalho tem a finalidade de analisar a abordagem que os jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, e as revistas Ti ti ti e Contigo (que têm por característica veicular assuntos relacionados à TV) deram aos vencedores das três primeiras edições do reality show Big Brother Brasil (BBB) – veiculado anualmente pela TV Globo desde 2002. A pesquisa está investigando se as coberturas desses veículos contribuem para a construção de determinados arquétipos referentes aos participantes, em especial, aos que se tornam vencedores do programa.ഀ
O estudo está baseado em pesquisas bibliográficas que tratem de reality shows e comunicação de massa, além de textos sobre o Estruturalismo, Behaviorismo e a análise de matérias publicadas referentes aos participantes do Big Brother. Palavras-chave: Big Brother Brasil, arquétipos, imprensa escrita, TV, estruturalismo |