INTERCOM 2007
IJ-MI.512-1


Intercom Júnior - Mediações e interfaces comunicacionais - Trabalho individual

COMUNICAÇÃO E CULTURA POLÍTICA: PROBLEMAS MIDIÁTICOS E DESVIOS NO MODELO DE AUTOGESTÃO.

Fernanda Coutinho Sabino (UFJF)

Resumo

Em um contexto evidenciado pelas desigualdades sociais e econômicas, o Brasil é um país que conta com um índice relativamente baixo de participação popular na política. Como conseqüência, tem-se o estreitamento das possibilidades de fortalecimento de um regime efetivamente democrático. A Comunicação, por sua vez, caracterizada pelo superfluxo informacional, dificulta a elaboração de processos cognitivos consistentes que caminhem em direção à realização de um verdadeiro envolvimento social dos indivíduos com as questões coletivas. Exemplo dessa dificuldade são os desvios que vêm ocorrendo no modelo de Economia Solidária: no Brasil, cooperativas autogestionárias tendem a se verticalizar, justamente pela participação política insuficiente por parte dos seus sócios. O artigo discute como a Comunicação se relaciona com este problema.


Palavras-chave:  Autogestão, Participação Política, Democracia, Cultura Política, Comunicação
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