INTERCOM 2007
ALT-CA.530-2


Altercom - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

SAARA VERSUS LUXUS: O CONSUMO CONTEMPORÂNEO ESCRACHADO EM “COBRAS E LAGARTOS”

Íris de Araújo Jatene (UFPA); Ercilia Malcher Wanzeler (UFPA)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do vídeo de abertura da telenovela “Cobras e Lagartos”, da Rede Globo, onde vários elementos são expostos em uma constante oposição entre a elite e a periferia. Esta oposição de classes apresentada no vídeo exemplifica uma característica fundamental do consumo contemporâneo: o possuir, como um meio simultâneo de integração e distinção social. A abertura da telenovela comprova este fenômeno ao mostrar que o mesmo produto pode ser adquirido tanto por ricos quanto por pobres (o que integra). Mas evidenciando sempre as disparidades na qualidade e na disposição dos produtos (o que distingue).


Palavras-chave:  Telenovela, Televisão, Consumo
਍ഀ