INTERCOM 2007
NP-RP.531-1


NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A NOTÍCIA JORNALÍSTICA COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO CRIADORA DE IMAGEM INSTITUCIONAL

Gustavo Buss Cezar (PUCRS)

Resumo

Este artigo consiste na análise de notícias jornalísticas de cunho institucional com a finalidade de averiguar se essas podem ser utilizadas como ferramenta de comunicação para a formação de imagem insitucional. O artigo aborda assuntos julgados fundamentais para a compreensão e análise dessas matérias e seu teor, dessa forma, contextualiza a comunicação nos dias de hoje, verifica o papel das assessorias de imprensa, conceitua comunicação, imagem e notícia jornalística e institucional. A metodologia consiste em estudo de caso, que é uma análise qualitativa de matérias jornalísticas de cunho institucional oriundas da Fundação Oswaldo Cruz (uma instituição de saúde, de caráter público, vinculada ao Ministério da Saúde do Governo Federal), veiculadas em jornais diários. A partir dessa análise se percebe que as matérias jornalísticas servem de ferramenta na criação de imagem institucional.


Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Notícia Jornalística, Notícia Institucional, Imagem Institucional
਍ഀ