INTERCOM 2007
END.550-1


Endocom - Encontro de Informação em Ciências da Comunicação

O PODER DAS FONTES NA COMUNICAÇÃO – AS ESTRATÉGIAS DAS REVISTAS SEMANAIS DE INFORMAÇÃO PARA RATIFICAR DISCURSOS POR MEIO DE FONTES1

Flávio Agnelli Mesquita (UNESP)

Resumo

A análise proposta tem o objetivo de identificar a maneira como quatro das mais importantes revistas semanais brasileiras (Veja, Isto É, Época e Carta Capital) recorrem a fontes. Por meio de análises quantitativas da cobertura jornalística do chamado caso do Dossiê dos Sanguessugas, procuramos mostrar que o uso de diferentes fontes caracteriza-se como estratégias para ratificar discursos previamente preparados pelas revistas. Tendo em vista que a pesquisa é fundamentada na Análise do Enquadramento, consideramos que analisar as fontes e citações presentes em cada veículo significa chegar à gênese do enquadramento, momento inicial em que cada revista define seus enfoques e, então, parte para escolhas desta ou daquela fonte.


Palavras-chave:  Análise do Enquadramento, Revistas semanais, fontes de informação, eleição presidencial de 2006
਍ഀ