<HTML><HEAD><TITLE>INTERCOM 2007</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=520><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>INTERCOM 2007</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=180><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>ALT-CO.551-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td> <b>Altercom - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda</b><p align=justify><strong>A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA E OS COMERCIAIS DE BRINQUEDOS: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO COM O IMAGINÁRIO INFANTIL. </strong></p> <p align=justify><b><u>Sandra Helena Pereira Rodrigues </u></b> (<i>FUNDAJ</i>); <b><u>Angélica Gouveia Brito </u></b> (<i>ESM</i>)<br><br></p><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres>O presente estudo parte da análise da linguagem publicitária através da avaliação de propagandas de brinquedos veiculados em emissoras de televisão brasileiras, com o objetivo de descobrir quais elementos a publicidade faz uso para atrair a atenção das crianças para estes comerciais. A pesquisa fundamenta-se através dos estudos de Jean Piaget sobre a teoria do desenvolvimento cognitivo e utilizando-se da análise de conteúdo e de imagem vem apresentar cinco vts (videoteipes) que tratam da linguagem publicitária e da linguagem da criança, observando assim de forma crítica sua relação. Este estudo é relevante por se tratar especificamente da linguagem das publicidades de brinquedos veiculados no Brasil e pelo fato desse tema ser pouco<br> discutido no país.</p> <br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Publicidade; brinquedos; televisão; criança.</td> </tr></table></tr></td></table></body></html>