INTERCOM 2007
NP-AU.566-2


NP de Comunicação Audiovisual

TELEVISÃO COMO OBJETO DISCURSIVO: O DISCURSO TELEVISIVO NO BRASIL

Silmara Cristina Dela da Silva (Unicamp)

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o discurso televisivo no Brasil, por meio de pesquisa teórica sobre o aparecimento do telejornalismo e das telenovelas no país, programas que se propõem a apresentar na televisão discursos de realidade e de ficção, respectivamente. Para a sua realização, foram adotados os princípios teóricos da Análise de Discurso de linha francesa, que entende que para a compreensão de como os discursos produzem sentidos faz-se necessário considerar as condições de produção dos mesmos, pensar a formulação do dizer e a memória que o constitui. Os discursos do telejornal e da telenovela, que se apresentam historicamente como discursos de realidade e de ficção, apontam percursos para a compreensão do discurso televisivo, que produz sentidos pela aproximação entre os efeitos de realidade e ficção que promove.


Palavras-chave:  televisão, discurso televisivo, realidade, ficção
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