INTERCOM 2007
NP-PP.592-1


NP Publicidade e Propaganda

CONSUMER GENERATED MEDIA E O MARKETING VIRAL: ਍ഀ PLANEJAMENTO DE MÍDIA ALÉM DO GRP਍ഀ

Karla Regina Macena Pereira Patriota (UNICAP); Solange Tavares de Melo (UNIVERSO); Bartira Lins Tenório (UPMF)

Resumo

Para fundamentar a discussão sobre a propaganda dos dias atuais e os GRPs pretendidos e alcançados no planejamento de mídia, temos que considerar a ineficácia da mensuração “exclusivamente quantitativa”, já que nos deparamos com indivíduos que deixaram de lado a forma passiva de recepção de informações dos meios tradicionais, para despontar um novo receptor, que, através da interação, se impõe e participa do processo comunicativo, produzindo conteúdo, falando das marcas, gerando mídia e propaganda. Neste trabalho, refletimos sobre a forma de se planejar a mídia estimulando as diversas interações que são geradas pela idéia do marketing viral, ou da “contaminação” por uma espécie de “vírus” que faz com que as pessoas, por meio de diálogos on-line ou face-a-face, produzam o conteúdo para as mídias.


Palavras-chave:  Mídia gerada pelo consumidor, marketing viral, propaganda boca-a-boca.
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