Altercom - Mediações e interfaces comunicacionais SOCIEDADE DO ESPETÁCULO, MÍDIA E RELIGIÃO:ഀ
RELAÇÃO SOCIAL MEDIATIZADA POR IMAGENSഀ
Karla Regina Macena Pereira Patriota (UNICAP)
ResumoProgramas religiosos são valorizados no mercado de anunciantes na mesma proporção em que contam com um público espectador potencialmente cativo e fiel a determinados produtos ou serviços. Recursos comuns aos espetáculos são usados para tornar a mensagem religiosa mais atrativa e, conseqüentemente, mais superficial, ilustradas com histórias de vida e testemunhos emocionais que são permeados de elementos cinematográficos e novelescos, objetivando a construção de novas perspectivas para a antiga mensagem. Por isso, neste trabalho, consideramos a reflexão empreendida por Guy Debord, em seu livro La société du spectacle (1967) como de extrema importância para apreendermos o fenômeno religioso da atualidade, já que a obra de Debord instaura uma nova forma de pensar o conceito de espetáculo. Palavras-chave: Sociedade do Espetáculo, Mídia, Religião, Imagens |