INTERCOM 2007
ALT-MI.592-3


Altercom - Mediações e interfaces comunicacionais

SOCIEDADE DO ESPETÁCULO, MÍDIA E RELIGIÃO:਍ഀ RELAÇÃO SOCIAL MEDIATIZADA POR IMAGENS਍ഀ

Karla Regina Macena Pereira Patriota (UNICAP)

Resumo

Programas religiosos são valorizados no mercado de anunciantes na mesma proporção em que contam com um público espectador potencialmente cativo e fiel a determinados produtos ou serviços. Recursos comuns aos espetáculos são usados para tornar a mensagem religiosa mais atrativa e, conseqüentemente, mais superficial, ilustradas com histórias de vida e testemunhos emocionais que são permeados de elementos cinematográficos e novelescos, objetivando a construção de novas perspectivas para a antiga mensagem. Por isso, neste trabalho, consideramos a reflexão empreendida por Guy Debord, em seu livro La société du spectacle (1967) como de extrema importância para apreendermos o fenômeno religioso da atualidade, já que a obra de Debord instaura uma nova forma de pensar o conceito de espetáculo.


Palavras-chave:  Sociedade do Espetáculo, Mídia, Religião, Imagens
਍ഀ