INTERCOM 2007
NP-JO.618-1


NP Jornalismo

JORNALISTAS DE ECONOMIA NO BRASIL: JUVENTUDE, FORMAÇÃO ਍ഀ ESPECIALIZADA E RELAÇÕES DE PARENTESCO NO MERCADO DE TRABALHO਍ഀ

Hérica Lene Oliveira Brito (UFRJ)

Resumo

Este artigo aborda o habitus dos jornalistas que atuam na cobertura de economia no Brasil. Trata-se de um estudo sobre a formação acadêmica e complementar, regiões de ingresso no mercado de trabalho, características da ocupação de cargos e relações de parentesco com jornalistas. O objetivo é traçar um perfil a partir da análise documental de três fontes: uma pesquisa feita em 1979 no Rio de Janeiro com 82 jornalistas(Quintão, 1987); outra com 55 profissionais do Rio, São Paulo e Brasília (Abreu, 2001;2003); e um levantamento do currículo de 491 jornalistas(Ribeiro & Paschoal, 2005). Diante desses dados, a questão que se coloca é: o perfil desse profissional mudou a partir da Nova República, diante do processo de redemocratização, governos neoliberais e de um cenário mundial marcado pelo avanço tecnológico, convergência multimídia e acelerada globalização econômica no final do século XX?


Palavras-chave:  Jornalismo de economia, habitus, campo jornalístico
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