INTERCOM 2007
NP-RP.624-1


NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E A FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA

Cassiana Maris Lima Cruz (UPF)

Resumo

Este estudo aborda a Comunicação Organizacional, como estratégica, para a formação da Opinião Pública nas organizações. Compreende que a comunicação organizacional necessita considerar as experiências dos sujeitos, que interferem nos significados das informações emitidas e recebidas, pois, refletem comportamentos da vida em sociedade, reproduzindo-os dentro e fora da organização. Os referenciais teóricos, para a formação da opinião pública, são as concepções de Alex de Tocqueville e de Jürgen Habermas, apresentando as principais idéias dos autores. Após a análise, destaca-se, a importância das associações entre os diversos grupos como elemento fundamental para que o processo de formação da opinião pública aconteça. A opinião pública, enquanto fenômeno social, desenvolve-se a partir destas associações, sendo assimilada através das redes de comunicação.


Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Opinião Pública, Associações
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