INTERCOM 2007
NP-JO.629-2


NP Jornalismo

AS TRÊS IMAGENS DE LULA - OS POSICIONAMENTOS IDEOLÓGICOS DAS REVISTAS CARTACAPITAL, PRIMEIRA LEITURA E VEJA NAS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE EM 2002.

Ingrid Gomes (Umesp)

Resumo

O tema proposto por este paper é selecionado pela sua relevância social: uma reflexão sobre o papel da imprensa na democracia através de análises de revistas no período que antecedeu as eleições para presidente em 2002. Os objetos de análise são periódicos que atingem segmentos importantes da sociedade brasileira: as revistas CartaCapital (de setembro a novembro), Primeira Leitura (de agosto a novembro) e Veja (de setembro a novembro). O assunto definido para a análise é a construção da imagem apresentada do candidato Luís Inácio Lula da Silva, ou seja, de que maneira essas revistas trataram – em suas linhas editoriais – da figura do presidenciável em questão.


Palavras-chave:  Imagem de Lula, CartaCapital, Veja, Primeira Leitura, pacialidade
਍ഀ