INTERCOM 2007
NP-PP.648-3


NP Publicidade e Propaganda

SE PUBLICITÁRIO VENDE ATÉ A MÃE,਍ഀ QUEM SERÁ A MÃE DA PUBLICIDADE?਍ഀ

Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho (UCB)

Resumo

Este artigo parte do princípio de que a linguagem pode ser estudada com base na estrutura e nos contextos sociais, históricos e culturais que envolvem sua circulação e significação. A reflexão se dá em torno do papel social da linguagem da publicidade, com base na teoria das representações sociais, de Moscovici. Ponderações sobre a crítica de Giddens ao estruturalismo e ao pós-estruturalismo foram fundamentais para o estabelecimento do eixo temático. O emprego de conceitos como cultura e memória, da semiótica da cultura de vertente russa, deve-se ao fato de estarem estreitamente relacionados com a construção lingüística e histórica do pensamento e do comportamento, razão pela qual os conceitos podem dialogar com teorias e objetos de estudo da comunicação e da psicologia social.


Palavras-chave:  Linguagem publicitária, significados, conversação, comunicação
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