INTERCOM 2007
NP-AU.662-1


NP de Comunicação Audiovisual

TELEVISÃO REGIONAL E REDE NACIONAL: UM ESTUDO DE CASO DE EMISSORAS AFILIADAS DA REDE BANDEIRANTES DE TV

Karin Müller (UMESP)

Resumo

A aceleração do processo de globalização da mídia trouxe como contrapartida um crescente interesse pela mídia regional. Para se examinar esse processo no Brasil, buscou-se analisar como a programação regional de cinco emissoras regionais afiliadas a uma rede nacional de televisão se articula com a nacional. A Rede Bandeirantes de Televisão foi escolhida por estar presente em todo o país e atingir um grande número de domicílios. O método utilizado é o qualitativo, de caráter descritivo e optou-se pelo estudo de caso múltiplo, com o objetivo de se obter uma perspectiva comparada da programação das emissoras regionais estudadas. A principal conclusão é que apesar da pequena produção regional, com ênfase na informação pode-se constatar, em algumas regiões, o interesse da audiência por programas voltados para a cultura regional.


Palavras-chave:  Globalização, Televisão Regional, Rede Nacional de Televisão, Rede Bandeirantes de Televisão, Programação Regional
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