NP de Comunicação Educativa BARBIE: ENTRE A FANTASIA E O CONSUMO Rita Virgínia Alves Santos Argollo (UESC); Rodrigo Bonfim de Oliveira (UESC)
ResumoA criança é um agente de consumo que, contando com a ingenuidade natural da fase, se vê exposta às sujeições do mundo, tornado-se presa fácil da política consumista instaurada na pós-modernidade. O presente trabalho tem por finalidade demonstrar que a mídia é responsável por parte do processo de unificação do campo simbólico do consumo por meio da difusão das mercadorias impostas às pessoas como objetos de desejo. Esta pesquisa foi realizada a partir de coleta de dados em uma escola da rede privada, na qual duas turmas do ensino fundamental I, crianças do Jardim II e III, foram ouvidas sobre a forma como se relacionam com a imagem da Barbie e que relação fazem entre ela e o consumo, após assistirem o DVD “Barbie em A Princesa e a Plebéia” (Mattel Entertainment e Mainframe Entertainment/ 2004/ 85 min). Palavras-chave: Barbie, consumo, audiovisual, representação, fantasia |