INTERCOM 2007
IJ-CA.687-1


Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão) - Trabalho individual

AS FICÇÕES E AS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS NA PÓS-MODERNIDADE: ANÁLISE DISCURSIVA ACERCA DA CRISE DA MASCULINIDADE NOS VÍDEOS DA UESC

Alexandre Muniz Bulhões (FTC); Jefferson Cruz Acácio (FTC); Kayo Kleberson Cerqueira Oliveira (FTC); Roberto Ribeiro Miranda Cotta (UESC); Scheilla Franca de Souza (UESC)

Resumo

Ao longo dos tempos, o sistema patriarcal foi delimitando as identidades e representações sexuais, fazendo com que a sociedade compreendesse o homem como ser dominante, enquanto a mulher assumia um papel submisso. Este artigo verifica o comportamento do homem contemporâneo e suas representações, mediante uma análise discursiva de dois vídeos ficcionais produzidos no curso de Comunicação (RádioTv) da Universidade Estadual de Santa Cruz. Esta pesquisa tem como prerrogativa a função da ficção como uma vitrine de modelos identitários sociais. E o recorte para a videografia decorre do fato desta ser uma das mídias mais potencializadas na pós-modernidade. A fundamentação deste se edifica em reflexões teóricas da Análise do Discurso; dos Estudos Culturais; dos Men’s Studies; e da Linguagem Videográfica.


Palavras-chave:  Análise do Discurso, Estudos Culturais, Identidade Masculina, Videografia, Ficção
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