INTERCOM 2007
ALT-TC.688-1


Altercom - Teorias da comunicação

O SHOW DE TRUMAN: UMA ANÁLISE FRANKFURTIANA

Ederson Clavijo San Martins (ucpel)

Resumo

Hoje em dia vivemos numa sociedade de controle, e fundamentalmente capitalista. A partir dessa reflexão, nossa sociedade não pode ficar à deriva e assim se tornar facilmente manipulável. Com isso, a corrente teórica que alicerça as abordagens do presente artigo, está relacionada ao que se convencionou chamar de Escola de Frankfurt. Essa escola teve como principais filósofos: Max Horkheimer, Theodor Adorno, Hebert Marcuse, Walter Benjamin, Jürgen Habermas, entre outros. Este artigo analisa um reality show que está inserido dentro de um filme. O propósito é analisar como a sociedade de consumo (no filme) recebe as imagens referentes ao reality show “O Show de Truman – O Show da Vida”, e como os idealizadores do programa conseguem manipular a consciência do telespectador (do reality show).


Palavras-chave:  indústria cultural, meios de comunicação, reality show, televisão
਍ഀ