INTERCOM 2007
NP-TU.739-2


NP Comunicação Turismo e Hospitalidade

A COMUNICAÇÃO DA CIDADE ATRAVÉS DA CULTURA NO ESPAÇO URBANO: O CASO DA BIENAL DO MERCOSUL.

Luis Gustavo Silva (PUCRS)

Resumo

No mundo contemporâneo, verifica-se uma relação estreita entre as manifestações culturais e o espaço urbano, principalmente no que se refere a eventos de grande porte. Iniciativas como a Bienal do Mercosul (objeto desse estudo), realizada na cidade de Porto Alegre desde 1997, têm a capacidade de atrair um número expressivo de visitantes, gerando, em conseqüência, novas demandas urbanísticas. Eventos como o Fórum Social Mundial, além da própria Bienal, contribuem para a projeção internacional da cidade-sede, funcionando como uma eficaz estratégia de marketing, transformando a cultura em mercadoria e a cidade passa a ser reconhecida como cidade espetáculo, portanto espaço de comunicação.


Palavras-chave:  Cidade espetáculo, Bienal do Mercosul, Porto Alegre/RS
਍ഀ