INTERCOM 2007
NP-PP.745-1


NP Publicidade e Propaganda

EXPRESSÕES ALEGÓRICAS DA MODERNIDADE NA PUBLICIDADE

Acir Dias da Silva (UNIOESTE)

Resumo

Tal proposta de estudo reflete sobre os emblemas da modernidade nas imagens da publicidade, especificamente a partir dos anúncios da revista Capricho, da década de 1970. Diante disso, as alegorias da marca compreendem tudo aquilo que a marca representa na mente do consumidor e, ao mesmo tempo, revela transfigurações das relações entre a arte da memória e conhecimento presentes na publicidade. Enfatizamos, nessas imagens, a multiplicidade de gêneros a partir do entrelaçamento de sentidos, tempos e espaços, saberes e conceitos presentes nas relações culturais do mito; seus padrões de comportamento, crenças, costumes, ou seja, suas configurações culturais e objetos de conhecimento sobressaltados no emaranhado mundo de sentidos estéticos e políticos persistentes no anúncio publicitário.


Palavras-chave:  Alegorias, Cultura, Comunicação Publicitária, Modernidade
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