INTERCOM 2007
NP-PP.751-1


NP Publicidade e Propaganda

A PROPAGANDA POLÍTICA NA SOCIEDADE DIGITAL (O USO DOS BLOGS COMO VEIO DE PROPAGANDA TOTALITÁRIA E COMO GUERRILHA VIRTUAL)

Dulce Adélia Adorno Silva (PUC-Campinas)

Resumo

A sociedade mediada pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), usa recursos da Internet, cuja relação entre sujeitos se faz por conversa ou comentário, retomando características da comunicação humana, para ganhar "os confins da cidade e tornar-se artigo de fé". As mensagens atendem à análise de Tarde, mas possuem a característica do meio – a virtualidade, assumida como realidade pelos usuários. Mostra que essa comunicação funciona como estratégia de caráter político para legitimação do poder, ou como tática de guerrilha, para desestabilizar o governo. Usa os métodos dialético para abordagem e o complexo para fundamentação da análise. Exemplifica com blogs e conclui que a tecnologia aparenta ser dialógica, mas tem duas funções: a) unidirecional: repassa informações totalitárias para sustentar o poder; e b) implosiva: fragmenta a unidade do Estado por meio de guerrilhas virtuais.


Palavras-chave:  TIC, Propaganda Política, Blogs, Poder Totalitário, Guerrilha Virtual
਍ഀ