NP de Comunicação Educativa JORNALISMO INFANTIL: POR UMA PRÁTICA EDUCATIVA Mayra Fernanda Ferreira (Unesp)
ResumoA proposta do presente artigo é discutir o jornalismo impresso infantil, apresentando suas características e sua adequação e responsabilidade para com seu público-alvo. Empiricamente, observa-se que os suplementos infantis, encartados em “jornais adultos”, apresentam temáticas que priorizam o lúdico e o entretenimento, não havendo, portanto, valorização do seu potencial enquanto instrumento pedagógico. Além disso, estes suplementos são ferramentas que podem auxiliar no estímulo à leitura crítica e desenvolvimento da cidadania desde a infância. Para exemplificar as características gráfico-editoriais de suplementos infantis, adotamos como objetos de estudo: Folhinha (Jornal Folha de S. Paulo), JCCriança (Jornal da Cidade de Bauru) e Tribuninha (Jornal Tribuna Impressa de Araraquara). Palavras-chave: jornalismo infantil, papel pedagógico, características gráfico-editor, infância |