INTERCOM 2007
NP-TU.772-3


NP Comunicação Turismo e Hospitalidade

TURISMO E SEUS DISCURSOS: PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL/RS1

Susana de Araújo Gastal (UCS/PUCRS); Juliana de Souza Dartora (FACEBG/RS e CESF/RS)

Resumo

O artigo analisa, a partir de pesquisa exploratória, as percepções e imaginários associados ao Turismo na cidade de Caxias do Sul/RS, pelo trabalhador do setor hoteleiro local. Utilizam-se conceitos e premissas da Psicologia Social, em especial dos seus construtos ‘percepção’ e ‘atitude’, e as teorizações sobre imaginários. Nos resultados, aponta-se que os sujeitos não consideram satisfatória a relação da cidade com a atividade turística, quando a mesma é comparada a outras localidades da mesma região, atribuindo o fato, entre outros, a que as demais cidades estariam permanentemente na mídia e que, em Caxias do Sul, a atividade industrial seria predominante à turística. Constata-se a reprodução de um imaginário consagrado pela OMT, no qual o turismo seria associado exclusivamente ao lazer. Entretanto, a categoria turismo de negócios é recorrente na fala dos trabalhadores. ਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Turismo, Percepção, Imaginário, Trabalhador Hotelaria, Caxias do Sul/RS
਍ഀ