INTERCOM 2007
PUB-CA.774-2


Publicom - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

MÚSICA E MÍDIA: NOVAS ABORDAGENS SOBRE A CANÇÃO

Simone Luci Pereira (FECAP); Heloisa de Araújo Duarte Valente (ECA/USP); Herom Vargas (UMESP); Claudia Neiva Matos (UFF); Teresinha Prada Soares (UFMT); Gil Nuno Vaz (UNISANTOS)

Resumo

As mídias contribuíram para que a música se tornasse uma das artes mais acessíveis e populares, em especial uma de suas modalidades: a canção. Contando a saga de um herói, as desgraças do amor, as lembranças da infância ou o país abandonado, a canção é entendida como a reunião de letra e música, mas também harmonia, instrumentação, tratamento técnico do material sonoro, a própria língua. A intenção deste livro é analisar a relação entre mídia e canção. São oito artigos de autores nacionais e estrangeiros, cada qual focando uma faceta do tema, por meio de linhas metodológicas pouco comuns à pesquisa em música. Assim, conceitos como hibridismo, mestiçagem, nomadismo, típicos em algumas teorias antropológicas e semióticas recentes, servem de ferramenta para encarar os desafios imanentes do ainda pouco estudado universo da canção.


Palavras-chave:  canção, música midiática, nomadismo, performance, escuta
਍ഀ