NP Teorias da Comunicação ESPETÁCULO MIDIÁTICO E PROGRAMAS DE ENTREVISTAS Dimas Alexandre Soldi (Unesp)
ResumoTomando como objeto de pesquisa enunciados audiovisuais, o presente trabalho trata de examinar como se constroem as relações enunciativas derivadas dos programas de entrevistas Silvia Poppovic e Casos de Família. Nesse sentido, busca-se compreender como se efetiva a participação do emissor-enunciador (toda a produção dos programas, apresentadoras, platéias e convidados) e do receptor-enunciatário (público-alvo, telespectador). A investigação tem como ponto de partida a hipótese lançada pelo francês Guy Debord, segundo a qual, todos os acontecimentos estão baseados na perspectiva da “sociedade do espetáculo”, abordagem que, complementada com outros teóricos da comunicação e da semiótica, atualizam e aprofundam essa leitura. Assim, a observação tanto do emissor quanto do receptor permitem identificar as técnicas do impacto midiático que transformam todas as relações sociais. Palavras-chave: Televisão, Programas de entrevistas, Sociedade do espetáculo, Enunciador, Enunciatário |