INTERCOM 2007
NP-JO.832-2


NP Jornalismo

OS VALORES-NOTÍCIA COMO EFEITOS DE VERDADE NA ORDEM DO DISCURSO JORNALÍSTICO਍ഀ

Leonel Azevedo de Aguiar (PUC-Rio)

Resumo

A partir da premissa de que os discursos jornalísticos são dispositivos que produzem representações sociais da realidade, este artigo visa contribuir com determinadas questões para a Teoria do Jornalismo. Para esta tarefa, identifica conceitos na obra de Foucault que possam ser utilizados para a compreensão da ordem do discurso jornalístico: relações de poder, vontade de saber e efeitos de verdade. Levanta a hipótese de que os valores-notícia são conjuntos de regras anônimas e históricas que definiram as condições de exercício da função enunciativa do discurso jornalístico.


Palavras-chave:  discurso jornalístico, relações de poder, ordem do discurso, efeitos de verdade, valores-notícia
਍ഀ