NP Comunicação Científica "JOSÉ E + 10" E "JOGA TV": A CRISE DA PÓS-MODERNIDADE NA PUBLICIDADE DO FUTEBOL GLOBALIZADO Ary José Rocco Junior (FECAP)
ResumoA pós-modernidade provocou, entre outras coisas, uma fragmentação das individualidades. A ausência de território e de nacionalidade levou o ser humano pós-moderno a uma crise de identidade. Sem espaço, desvinculado de suas conexões culturais e sociais, esse indivíduo se tornou presa fácil para o agressivo marketing das grandes empresas globais, que, cientes dessa situação, buscaram levar o homem pós-moderno a estabelecer vínculos culturais e sociais com suas marcas, consumindo assim uma forma de viver, um estilo de vida construído pela estratégia publicitária dessas empresas. O objetivo deste trabalho é discutir como as campanhas "José e + 10", da Adidas, e "Joga TV", da Nike, contribuíram para essa construção de afinidades do torcedor-consumidor de futebol na pós-modernidade. Palavras-chave: Pós-modernidade, torcedor-consumidor, cultura do futebol, Nike, Adidas |