INTERCOM 2007
NP-EC.852-1


NP Comunicação Científica

"JOSÉ E + 10" E "JOGA TV": A CRISE DA PÓS-MODERNIDADE NA PUBLICIDADE DO FUTEBOL GLOBALIZADO

Ary José Rocco Junior (FECAP)

Resumo

A pós-modernidade provocou, entre outras coisas, uma fragmentação das individualidades. A ausência de território e de nacionalidade levou o ser humano pós-moderno a uma crise de identidade. Sem espaço, desvinculado de suas conexões culturais e sociais, esse indivíduo se tornou presa fácil para o agressivo marketing das grandes empresas globais, que, cientes dessa situação, buscaram levar o homem pós-moderno a estabelecer vínculos culturais e sociais com suas marcas, consumindo assim uma forma de viver, um estilo de vida construído pela estratégia publicitária dessas empresas. O objetivo deste trabalho é discutir como as campanhas "José e + 10", da Adidas, e "Joga TV", da Nike, contribuíram para essa construção de afinidades do torcedor-consumidor de futebol na pós-modernidade.


Palavras-chave:  Pós-modernidade, torcedor-consumidor, cultura do futebol, Nike, Adidas
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