INTERCOM 2007
NP-PO.856-1


NP Políticas e Estratégias de Comunicações

MÍDIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DA IMPRENSA BRASILEIRA

Guilherme Canela de Souza Godoi (ANDI)

Resumo

Este trabalho pretende discutir um tema que raramente é foco das diversas análises de conteúdo levadas a cabo a partir dos assuntos de interesse público veiculados pela imprensa. Valendo-se de todo o material jornalístico produzido por 53 jornais de todas as unidades da federação e 4 revistas de circulação nacional, este paper analisa uma amostra de 1.184 mil artigos, editoriais, colunas, entrevistas e matérias que se ocuparam de falar de assuntos de interesse direto da própria mídia, do jornalismo e/ou das empresas de comunicação. Ao longo de 2003, 2004 e 2005 foram coletados textos que contassem com palavras-chave como “mídia e democracia”, “concentração da propriedade”, “regulação da televisão”. Descobriu-se que a imprensa cobre pouco e mal estes assuntos. Reservando coberturas mais volumosas para assuntos que lhe são especialmente caros: como a liberdade de expressão.


Palavras-chave:  Análise de Conteúdo, Imprensa, Políticas de Comunicação, Agendamento
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