INTERCOM 2007
NP-RP.860-1


NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

BALANÇOS SOCIAIS: ENTRE A PROMOÇÃO DE MARKETING E A RESPONSABILIDADE SOCIAL

Rudimar Baldissera (UFRGS)

Resumo

O texto apresenta uma análise dos Balanços Sociais (BSs) de nove organizações que atuam no Estado do Rio Grande do Sul. É resultado de uma pesquisa que, sob o Paradigma da Complexidade (Morin), refletiu sobre a noção de Balanço Social, suas implicações e, particularmente, sobre a significação que recebia no sistema sociocultural. Assim, aqui, realiza-se uma análise no sentido de compreender/explicar, a partir do discurso materializado nos BSs, em marcas de linguagem, se eles se caracterizam como “balanços” (sentido contábil) ou como peça de comunicação estratégica de marketing. Como principal resultado, afirma-se que os denominados BSs caracterizam-se por serem, fundamentalmente, demonstrativos das ações/investimentos realizados pelas organizações na área sociocultural e no meio ambiente.


Palavras-chave:  comunicação, Balanço Social, responsabilidade social, marketing, discurso
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