NP Comunicação Turismo e Hospitalidade COMUNICAÇÃO TURÍSTICA: MARCAS DE GERMANICIDADE NA FOLHETERIA DA ROTA ROMÂNTICA – RS Rudimar Baldissera (UFRGS); Alexandra Marcella Zottis (Feevale)
ResumoSob o paradigma da complexidade (Morin), investiga-se a materialização da idéia de germanicidade, em marcas de linguagem, nos materiais impressos de promoção/divulgação turística produzidos e/ou distribuídos pelas Prefeituras/Secretarias Municipais de Turismo dos treze (13) municípios compreendidos pela Rota Romântica, Rio Grande do Sul. No estudo , além de se realizar uma reflexão sobre as noções de identidade/identificações e comunicação turística, verifica-se como a idéia de germanicidade é apresentada no Projeto da Associação dos Municípios da Rota Romântica e seus desdobramentos em marcas de linguagem na folheteria de comunicação turística, de modo a construir/publicizar uma dada identidade - germanicidade – desejada. Palavras-chave: comunicação turística, Rota Romântica, germanicidade, etnicidade, identidade |