INTERCOM 2007
NP-TU.875-1


NP Comunicação Turismo e Hospitalidade

IMAGINÁRIO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA - O MITO DA BAIANIDADE E SUA APROPRIAÇÃO PELO TURISMO

Rodrigo Bomfim Oliveira (UESC); Eliana Cristina Paula Tenório de Albuquerque (UESC); Marlúcia Mendes da Rocha (UESC)

Resumo

Este trabalho discute a inserção do termo - e do sentido imputado ao termo - ‘baianidade’ nas apropriações discursivas existentes no âmbito midiático da Bahia como destino turístico. Trata-se de um estudo ancorado em uma abordagem multidisciplinar com o aporte de autores que trabalham questões ligadas à cultura, nação, imagem, turismo, consumo, marketing e comunicação. Retrata uma investigação acerca do processo de ‘fecundação’ e disseminação dos índices que identificam a baianidade – tida aqui como cultura ‘reinventada’ - e proposta a partir da construção de estereótipos. Apresenta, como resultado, o reconhecimento do tratamento homogeneizante, no âmbito cultural, na divulgação turística da Bahia. Pretende, assim, suscitar uma reflexão teórica e crítica sobre a interface cultura e turismo, pelo viés simbólico.


Palavras-chave:  Turismo, Baianidade, Imaginário, Comunidade Imaginária, Publicidade
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