INTERCOM 2007
NP-JO.925-1


NP Jornalismo

PÚBLICO, TELEJORNALISMO E IDENTIDADE(S):਍ഀ UMA REFLEXÃO SOBRE AS ESFERAS NOTICIOSAS E O DESTINATÁRIO DA INFORMAÇÃO TELEVISUAL਍ഀ

Iluska Maria da Silva Coutinho (UFJF)

Resumo

Principal meio de informação de significativa parcela dos brasileiros os telejornais inserem em seu discurso e produção a prestação de um serviço de caráter público. Nessa perspectiva caberia aos jornalistas de TV publicizar fatos e temáticas de interesse público, ainda que para isso se utilizem com freqüência de imagens, narrativas e atributos da esfera privada. Refletir sobre a questão do público no telejornalismo brasileiro ainda implica em analisar a forma de incorporação do público telespectador nas práticas e nos discursos dos noticiários de TV e os conceitos de público atribuídos na produção noticiosa em TV a partir de dois telejornais veiculados em rede nacional.


Palavras-chave:  Interesse Público, Discurso, Telejornal, Cidadão, Jornalismo Público
਍ഀ