INTERCOM 2007
NP-SE.936-1


NP Semiótica da Comunicação

A PUBLICIDADE E A RETÓRICA DO ENTRETENIMENTO

Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa (PUC/SP)

Resumo

A ordenação textual inusitada de determinadas peças publicitárias veiculadas em revistas aponta a presença de uma qualidade compositiva extremamente significativa, referente ao caráter lúdico no modo como a linguagem dos anúncios é trabalhada. Neste caso, não há um ponto de vista único e incontestável a ser defendido pela argumentação, mas sim o jogo de interlocuções instituído pelo tropo construído pelo arranjo sígnico, que requer a participação cada vez mais intensa do receptor para desvendar as associações e os enigmas que a peça sugere. Nesse sentido, determinados anúncios distinguem-se pela presença de uma “retórica do entretenimento”, marcada pelo uso retórico e ao mesmo tempo lúdico da linguagem, na qual se destaca o decréscimo da importância do argumento de venda em proveito do entretenimento e da fruição que o anúncio é capaz de provocar. ਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  publicidade, retórica, entretenimento
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