INTERCOM 2007
NP-PP.937-1


NP Publicidade e Propaganda

A PERSUASÃO NA PERSPECTIVA DA PUBLICIDADE: ALGUMAS APROXIMAÇÕES INICIAIS

Martina Eva Fischer (UNISINOS)

Resumo

O trabalho é parte de dissertação de mestrado em desenvolvimento, focada na publicidade e propaganda televisiva. Para o entendimento desse domínio, revelou-se essencial incursionar pelas trilhas da persuasão. Parte-se da construção de uma concepção de persuasão para, em seguida, desenvolver uma cartografia teórica, através da qual se torna possível a) justificar a concepção de persuasão apresentada; b) promover uma releitura de teorias que abordam técnicas persuasivas, buscando nessas teorias elementos para a compreensão da publicidade televisiva ao mesmo tempo em que se propõe um abandono dos esquematismos estruturalistas adotados por seus autores; e c) associar diferentes articulações persuasivas a comerciais veiculados na TV. Com esses movimentos, tem-se a pretensão de sugerir a validade de uma perspectiva rizomática para a compreensão da persuasão.


Palavras-chave:  Comunicação, Publicidade, Persuasão
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