INTERCOM 2007
NP-RP.946-1


NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A UTILIZAÇÃO DE ESCALAS PARA PESQUISA DE FENÔMENOS CONTEMPORÂNEOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Cintia Paese Giacomello (UCS); Ana Cristina Fachinelli (UCS); Jane Rech (UCS); Olivar Maximino Mattia (UCS)

Resumo

O presente artigo busca compreender a relação existente entre fenômenos contemporâneos da comunicação organizacional, mais especificamente a questão da informação, seu impacto nas organizações e as possibilidades de mensuração desta relação. Assim, apresenta-se o uso de escalas de mensuração, metodologicamente desenvolvidas com base em Churchill (1979) e Rossiter (2002), para o estudo da Inteligência Estratégica em uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar e caracterizar a utilização de metodologias estruturadas de processamento de informações nas principais indústrias moveleiras do Rio Grande do Sul e verificar a sua influência nos resultados dos processos estratégicos das empresas. A pesquisa se fundamenta em dois grandes eixos: a informação nas organizações da contemporaneidade e as metodologias de vigília e de inteligência.


Palavras-chave:  comunicação organizacional, informação, vigília, estratégia, escalas
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