Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão) - Trabalho individual O PLURALISMO DE SENTIDOS DA CULTURA DA MÍDIA CONTEMPORÂNEA Joao Montenegro da Silva Pereira Reis (UFRJ); Sofia Zanforlin (UFRJ); Mohamed El Hajji (UFRJ)
ResumoO artigo a ser apresentado consiste na análise dos filmes “O Senhor das Armas”; “Syriana” e “Diamante de Sangue”; três grandes produções dos estúdios de Hollywood; produtos culturais da mídia, que estão francamente inseridos na lógica do mercado, mas cujo conteúdo, apesar do caráter apelativo, apresenta um poder de significação diversificado. Com base nos estudos culturais britânicos e nas análises multi-perspectívicas de Douglas Kellner, que utiliza “recursos históricos e das teorias social e da comunicação”, este trabalho propõe uma visão diferente quanto aos produtos culturais de massa contemporâneos. O artigo busca provar que há valores, significados e mensagens produzidos pela cultura da mídia, que induzem o telespectador à reflexão crítica e não apenas ao puro entretenimento e à conformidade social. Palavras-chave: produto cultural, mídia, contemporâneo |