NP Comunicação Científica ENTENDENDO AS IMPLICAÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO, DIVULGAÇÃO E CULTURA CIENTÍFICAഀ
Erika Savernini Lopes (UNIBH); Ricardo Vígolo de Oliveira (UFRJ)
ResumoOs termos divulgação, difusão, cultura, alfabetização científica aparecem correntemente nos discursos da comunidade acadêmica e cientifica, nos círculos do jornalismo cientifico e em setores mais mobilizados da sociedade civil. A leitura atenta dos textos revela, no entanto, que há várias implicações sob as conceituações semelhantes ou dessemelhantes. Implicações não apenas de alcance retórico, mas que determinam as propostas e ações dos diferentes setores. A partir desta hipótese, se propôs neste ensaio uma revisão de autores e conceitos, aproveitando-se da particularidade dos autores serem provenientes de áreas estranhas às chamadas hard sciences mas que estão desenvolvendo teses de doutoramento dentro de um programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências, no Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Palavras-chave: Divulgação científica, Alfabetização Científica, Cultura Cientítica, Educação Científica |