INTERCOM 2007
NP-RP.1014-1


NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

RELAÇÕES PÚBLICAS NO TERCEIRO SETOR: TIPOLOGIA DA ਍ഀ COMUNICAÇÃO E CONCEITOS DE PÚBLICO• ਍ഀ

Cicília Peruzzo (Umesp)

Resumo

Apontamentos sobre comunicação no terceiro setor. O objetivo do texto é refletir sobre a comunicação neste segmento levando em conta a diversidade de atores que o compõem, além de discutir as especificidades acerca da classificação de públicos. Propõe-se diferenciar os processos comunicacionais a partir da comunicação dos poderes públicos com o terceiro setor, de empresas com o terceiro setor e a comunicação das próprias ONGs, movimentos sociais, associações comunitárias e similares. O estudo foi realizado com base em pesquisa bibliográfica. Conclui-se que as classificações tradições de públicos não abrangem à realidade dos públicos no âmbito do terceiro setor e sugere-se sua abordagem a partir das seguintes categorias: beneficiários, colaboradores (quadro funcional), órgãos públicos, parceiros (reais e potenciais), mídia, aliados e opositores.


Palavras-chave:  Terceiro Setor, Público, Comunicação nos Movimentos Soc, Relações Públicas no Terceiro
਍ഀ