INTERCOM 2007
MUL-PA.1033-7


II Multicom - Colóquios Multitemáticos em Comunicação - Palestra

CAPITALISMO E COMUNICAÇÃO: A PRIVATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Osvando José de Moraes (Uniso); Olgária Chain Féres Matos (Uniso)

Resumo

Trata-se de analisar a privatização do conhecimento na época em que, dados os meios de comunicação e informação, está disponibilizada sua abundância. Patentes e copyrights correspondem à criação da escassez para constituir artificialmente a raridade, fazendo o saber recair na dimensão monárquica do segredo. Alienação e proletarização significam, aqui, separação e perda do savoir-faire e do savoir-vivre, perda do sentido do conhecimento como um bem público compartilhado na esfera pública democrática e autônoma com respeito às determinações diretamente econômicas da compra e da venda. Neste sentido, é a passagem da economia de mercado para a sociedade de mercado que produz dissociação e incivilidade.


Palavras-chave:  Capitalismo, Comunicação, Privatização do Conhecimento
਍ഀ