INTERCOM 2007
NP-PP.1034-1


NP Publicidade e Propaganda

PRESENÇA DA MARCA NOS BLOGS: CONSUMO COM PARTICIPAÇÃO?

Jean-charles Jacques Zozzoli (UFAL)

Resumo

Dentro das transformações associadas à Internet, os blogs, como espaços de notícias, análises e debates, geram oportunidades de aproximar a marca de seus clientes. Estabelece-se um novo tipo de relações que se esquivam do controle econômico e midiático dos anunciantes e dos comunicadores a seu serviço. A marca encontra-se definida no amálgama dos múltiplos diálogos que ocorrem nos domínios relacionais do emocional e da experiência. De lugar de expressão de internautas anônimos e desinteressados à ferramenta comunicacional transparente ou perniciosamente administrada por probloggers, os blogs fazem emergir valores gerados pelos consumidores e não-consumidores. Ultrapassa-se a prática de uma comunicação institucional clássica, coligada a um marketing de massa, para abrir para o caráter autopoiético da comunicação.


Palavras-chave:  Marca, Web marketing, Publicidade, Contra-publicidade, Autopoiese
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