INTERCOM 2007
NP-FS.1037-1


NP Ficção Seriada

MERCHANDISING SOCIAL NA TELENOVELA “PÁGINAS DA VIDA”:਍ഀ IMPACTO NOS CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DAS TELESPECTADORAS ASSÍDUAS਍ഀ

Marcio Ruiz Schiavo (Comunicarte)

Resumo

Este trabalho analisa os resultados da Pesquisa Páginas da Vida, que teve o objetivo de investigar características da recepção aos temas sociais abordados na novela, bem como o impacto dessas cenas nos conhecimentos, atitudes e práticas de telespectadoras assíduas. Os resultados confirmaram a eficácia e efetividade do merchandising social como estratégia socioeducativa: 90% das entrevistadas disseram ter assistido, na novela, cenas educativas sobre HIV/AIDS; 85% disseram o mesmo em relação à gravidez na adolescência e à gravidez não-desejada e maternidade ou paternidade não-assumidas, temas centrais da pesquisa. Ademais, de 56% a 60% disseram que as cenas haviam contribuído para aumentar seus conhecimentos sobre esses temas. E uma proporção entre 56% e 65% revelou ter assumido novas atitudes e práticas frente a essas questões, em decorrência da reflexão provocada pelas cenas veiculadas.


Palavras-chave:  Merchandising Social, Páginas da Vida, Edutainment, Recepção Midiática
਍ഀ