INTERCOM 2007
PUB-CO.1054-3


Publicom - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: MUITAS OU POUCAS?

Luiz Claudio Martino (UnB)

Resumo

O início da década de 90 assistiu a um interessante debate sobre as teorias da comunicação. Charles Berger e seu colega Robert Craig, ambos pesquisadores estadunidenses, renovaram essa problemática, já bastante conhecida da área, ao darem uma forma curiosa à discussão. O debate foi introduzido pelo artigo do primeiro, “Por que Existem Tão Poucas Teorias da Comunicação?”, que suscitou uma série de reações, das quais uma das mais incisivas foi a de Craig, em seu artigo “Por que Existem Tantas Teorias da Comunicação”. A incompatibilidade dos títulos traduz claramente as divergências em relação ao modo de compreender o problema da produção teórica da área de comunicação.


Palavras-chave:  Teorias da Comunicação, Epistemologia da Comunicação, Campo Comunicacional, Pensamento Comunicacional
਍ഀ