INTERCOM 2007
NP-AU.1059-2


NP de Comunicação Audiovisual

O CINEMA NA ERA DIGITAL: A CONSOLIDAÇÃO DOS CONTEÚDOS CROSS-MEDIA ਍ഀ NO BRASIL, DE BIG BROTHER AO CASO ANTONIA ਍ഀ

Luiza Cristina Lusvarghi (UNIP)

Resumo

O caso Antonia consolida no Brasil o surgimento da estratégia de cross-media voltada para o mercado cinematográfico, seguindo uma tendência mundial que se espelha nas franquias cinematográficas, mas que também está presente nos programas jornalísticos e sobretudo nos reality shows, que se multiplicam velozmente e arrecadam milhões. Do Big Brother, passando pela família MTV, até o último exemplo do mercado internacional, que é a oferta feita à Victoria Beckham para engravidar e ter um filho ao longo de um especial de televisão, o grande espetáculo da vida privada surge como saída bem-sucedida para os projetos multiplataforma, tanto quanto os seriados blockbusters Piratas do Caribe e Spider Man.


Palavras-chave:  cross-media;, cinema digital;, televisão;, franquias de entretenimento;, internet.
਍ഀ