INTERCOM 2007
NP-JO.1102-2


NP Jornalismo

ESTUDO QUANTITATIVO DOS INFOGRÁFICOS PUBLICADOS NA REVISTA SUPERINTERESSANTE NOS ANOS DE 1987 A 2005

Cristiane Machado Módolo (UNESP); Amauri Gouveia Junior (UFPA)

Resumo

A infografia apresenta-se como um dos principais recursos na comunicação, especialmente na mídia impressa. Dentre as publicações brasileiras, uma delas destaca-se pela utilização freqüente dos infográficos: a revista Superinteressante. Neste artigo, serão descritos os princípios básicos do infográfico, tais como a predominância da linguagem visual, a conectividade entre texto e imagem e a clareza no tratamento da informação, oferecendo ao público uma noção mais rápida e eficaz dos sujeitos, do tempo e do espaço da notícia. Além disso, será realizada uma análise quantitativa dos infográficos publicados na Superinteressante entre 1987 e 2005 (202 edições), com os objetivos de verificar a quantidade de infográficos de editorias específicas publicados por ano e observar se a linguagem infográfica é mais utilizada em editorias com dados técnicos e pouco acessíveis ao público.


Palavras-chave:  Infografia, infográficos, revista Superinteressante, jornalismo impresso, linguagens jornalísticas
਍ഀ