Endocom - Encontro de Informação em Ciências da Comunicação ESTUDO COMPARATIVO DA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES NA BIBLIOTECA E NA INTERNET REALIZADOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DOS PRIMEIROS PERÍODOS Eliane Cristina de Freitas Rocha (PUC-Minas); Stênio Fabrício de Morais (PUC-Minas)
ResumoA elaboração de trabalhos escolares é um recurso didático importante que exige que os estudantes saibam recuperar informações, discrimina-las e apropria-las. Foram comparados os processos de busca de informações na biblioteca e na Internet e a subseqüente elaboração de textos em papel e no Writer, do Open Office, por alunos recém-ingressados na Puc-Minas, unidade São Gabriel. Através de avaliações qualitativas dos métodos de busca e construção de trabalhos realizados na biblioteca e nos laboratórios de informática pelos estudantes, é possível dizer que embora os dois ambientes sejam muito distintos, existem semelhanças nos processos de elaboração de trabalhos nos dois ambientes, como a pré-disposição à cópia, e diferenças qualitativas referentes à recuperação e uso das fontes que interferem, diretamente, na construção de textos/conhecimento. Palavras-chave: Recuperação de informação, internet, pesquisa escolar, construção de conhecimento, biblioteca |