INTERCOM 2007
NP-PP.1104-1


NP Publicidade e Propaganda

ESTÉTICA E SEDUÇÃO DO MARKETING: UMA ANÁLISE DO FILME “A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE”

Vander Casaqui (FCL / EACH-USP); Antonio Roberto Chiachiri (FCL / PUC-SP)

Resumo

O presente artigo tem como ponto de partida o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, na versão dirigida pelo cineasta Tim Burton (2005), para desenvolver uma reflexão sobre os processos simbólicos da estética da mercadoria, a serviço da promoção de vendas, ferramenta do composto de comunicação de marketing. Este é um ensaio preliminar que propõe a convergência de duas pesquisas desenvolvidas junto ao CIP – Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero: a proposta de Vander Casaqui, “A publicidade através dos filmes”, que visa elaborar uma teoria da propaganda tendo como base a narrativa cinematográfica; e a de Antonio Roberto Chiachiri, “Ícones do sabor - A comunicação por meio de imagens gastronômicas”, que estuda a produção sígnica dos alimentos mediados pela comunicação.


Palavras-chave:  Publicidade e propaganda, estética do marketing, comunicação, semiótica
਍ഀ