INTERCOM 2007
ALT-JE.1111-1


Altercom - Jornalismo e editoração

MÍDIA E ELEIÇÕES 2006: UMA RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO

Roberta Cristina Cardoso de Sá (Metrocamp)

Resumo

Este trabalho traz uma análise da cobertura do primeiro turno das eleições presidenciais 2006 feita pelos jornais O Estado de S. Paulo e Diário de S. Paulo. A proposta foi identificar, a partir da metodologia da Análise do Discurso, as marcas textuais presentes nos gêneros jornalísticos: reportagens e editoriais. Foram analisadas as edições de 15 a 22 de agosto e de 26 de setembro a 2 de outubro. Verificamos que, na prática, o discurso jornalístico dos veículos deixa transparecer uma crítica ao candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, embora a equidade nos espaços destinados aos candidatos tente demonstrar imparcialidade.


Palavras-chave:  Mídia, Jornalismo Político, Eleições 2006
਍ഀ