INTERCOM 2007
NP-EC.1112-2


NP Comunicação Científica

GÉRSON E A LEI DE GÉRSON: UTILIZAÇÃO DO ESPORTE NO CONTRAPONTO DA ATITUDE DESPORTIVA EM COMERCIAL DE TELEVISÃO

Milton Martins de Lara Junior (Mackenzie); Ricardo Bruscagin Morelatto (Mackenzie)

Resumo

Uma investigação sobre peça de comunicação veiculada nos anos 70 (Comercial do cigarro Vila Rica), no qual o herói do tricampeonato mundial de futebol, Gérson, dava um depoimento que ficou conhecido de forma pejorativa como: a Lei de Gérson, símbolo do atraso brasileiro, exemplo de utilização de figura pública dialogando com os arquétipos do herói e do malandro, negando – de certa forma – o próprio caráter da desportividade. Utilizaremos as referências de HILLMAN (Cidade & Alma, 1993), MATTA (Carnavais, Malandros e Heróis, 1997) e OLIVEIRA (O Jogo dos Deuses, o Jogo dos Homens, 2004), buscando o cenário do Brasil dos anos 70 e chegando aos malandros de nossos dias (2007).


Palavras-chave:  Publicidade, Esporte, Malandro, Anos 70, Lei de Gérson
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