INTERCOM 2007
NP-JO.1139-1


NP Jornalismo

O OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA NA TV E A CRÍTICA AO TELEJORNALISMO: ਍ഀ PARA NUNCA MAIS VER JORNAL DO MESMO JEITO਍ഀ

Talitha Gomes Ferraz (ECO-UFRJ)

Resumo

Este artigo analisa a experiência da crítica de mídia no Brasil e a maneira com que o programa televisivo Observatório da Imprensa (OI) monitora e observa o telejornalismo brasileiro. O objetivo deste trabalho é examinar o Observatório da Imprensa na TV, enfocando as problemáticas, as tentativas e os resultados do exercício de crítica ao telejornalismo pela própria televisão. O estudo apresenta algumas hipóteses para as reais necessidades do programa frente aos assuntos que lideram hoje a pauta de discussão nacional, e ainda verifica se esses assuntos, por sua vez, agendam os temas discutidos nas edições semanais do OI.


Palavras-chave:  Observatório da Imprensa, Media Criticism, Crítica de Mídia, Telejornalismo, TV
਍ഀ