INTERCOM 2007
NP-UR.1144-1


NP Comunicação e Cultura Urbanas

MÚSICA POPULAR MASSIVA E COMUNICAÇÃO : UM UNIVERSO PARTICULAR

Jeder Silveira Janotti Júnior (UFBA)

Resumo

A partir de exemplos verificados na produção musical relacionada à cultura midiática contemporânea, o artigo propõe uma abordagem da música popular massiva como um campo, no qual se verificam tensões permanentes entre processos criativos e lógicas comerciais. Discute as diferentes formas de atribuição de valor aos cantores, bandas, DJs, compositores, críticos e jornalistas, discorrendo sobre o capital simbólico acumulado por esses atores. Aborda quais parâmetros possibilitam aos integrantes da comunidade musical associar determinadas expressões às idéias de autenticidade, autonomia e criatividade, bem como as contradições verificadas quando essas idéias são confrontadas com as especificidades de gêneros e subgêneros da música popular massiva.


Palavras-chave:  música popular massiva, cultura midiática, gêneros musicais, campo artístico, autenticidade
਍ഀ